Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Mercadores no Templo-3º Domingo da Quaresma (Ano B)


Mercadores no Templo

3º Domingo da Quaresma

Evangelho de Jo 2,13-25
13. Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.
15. Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.
16. Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.
17. Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10).
18. Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?
19. Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias.
20. Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?!
21. Mas ele falava do templo do seu corpo.
22. Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
23. Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia.
24. Mas Jesus mesmo não se fiava neles, porque os conhecia a todos.
25. Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.
Reflexão

No Templo, Jesus encontra pessoas que vendem animais para o sacrifício e cambistas. Sem uma palavra, Jesus improvisa um chicote e com isso expulsa bois, ovelhas, pombas, derruba o dinheiro e os obriga a levar embora toda a mercadoria. A explicação de Jesus é clara: "Não façam da casa do meu Pai um mercado". Seja o gesto, como as palavras de Jesus, têm como base o Antigo Testamento que fala do Templo, particularmente o novo Templo escatológico. Para esse lugar afluirão todos os povos (Is 2,2-3) e será ali a casa de oração para todos os povos (Is 56,7). O Templo verdadeiro de Deus, Jesus Cristo, se tornou visível entre os homens; não é um templo de pedras, construído em quarenta anos, mas Jesus, o Filho de Deus feito homem (1,14), o qual depois de três dias de sepultura ressuscitaria no seu corpo glorioso[a]

Oração

Senhor Jesus, eu me entrego totalmente a vós, com toda a confiança, porque não sois um simples homem. Creio que sois o Filho de Deus, aquele por quem tudo existe, fonte de vida divina para mim, o único capaz de me libertar do mal e do pecado. Aumentai em mim a fé, essa aceitação amorosa de vosso poder divino e da vossa presença humana entre nós. É isso que vos peço, sem esperar milagres e maravilhas que me obriguem a acreditar. Não vos peço curas milagrosas, peço apenas que me ajudeis a viver de maneira que possa viver para sempre convosco, por toda a eternidade. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (março/2015) [a]
Revista de Aparecida (março/2015) [b]

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog