Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Roteiro de Oração do Rosário-Segunda Dezena dos Mistérios Gozosos


Vamos contemplar a segunda dezena dos mistérios da alegria: a visita de Maria à sua prima Isabel. Escolha um cântico e deixe que as palavras entrem no coração. A oração pode ser introduzida com o roteiro ao lado ou adaptada, caso você esteja rezando sozinho.

Roteiro de Oração do Rosário

Segunda Dezena dos Mistérios Gozosos

Contemplando a Visitação de Maria à sua prima Isabel

Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, em Deus nós encontramos a verdadeira felicidade que procuramos. Por isso, queremos iniciar a nossa oração invocando a Santíssima Trindade.

Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitor 2. O trecho do Evangelho de Lucas que vamos rezar diz que Maria, ao receber o anúncio do anjo, soube que sua parenta Isabel, de idade avançada, considerada estéril, havia concebido e já estava no sexto mês. Lucas descreve o encontro das duas mulheres no espaço doméstico, compartilhando a graça de estarem grávidas de filhos que terão missões especiais. É a única passagem nos Evangelhos em que duas mulheres ocupam o centro da cena. Zacarias está mudo! A voz masculina silenciada contrasta com o efusivo falar das duas mulheres. Elas carregam no corpo a compaixão de Deus e profeticamente proclamam a capacidade feminina de interpretar, para as outras mulheres, a Palavra de Deus.

Leitor 3. Maria não somente ouviu, mas escutou e acolheu a Palavra no coração. Deixou Deus entrar. Saiu de si e investiu sua vida num grande projeto a que se sentiu chamada. Ela é a primeira discípula cristã.  Olhando a vida dela, compreendemos melhor a nossa vocação.

Leitor 4. O povo, ao contemplar este mistério do Rosário, descobre que Maria é missionária. Cheia da graça de Deus, Ela não a retém só para si, vai partilhar e, discretamente, leva Jesus aos outros. O mérito de Maria está em ser uma pessoa de fé, que acolhe a Palavra de Deus e a concretiza na vida. Ser mãe é consequência da sua fé, é seu jeito de realizar a vontade de Deus. Santo Agostinho, captando a mensagem do Evangelho, diria mais tarde que Maria concebeu Jesus primeiro no coração e depois no corpo. Antes de ser mãe carnal, Ela foi mãe pela fé.

Leitor 1. Leitura do Evangelho de Lucas 1, 39-56.

Leitor 2. Depois de escutar o trecho bíblico, quais atitudes de Maria nós podemos assumir? Quais sentimentos e motivações nascem diante desta cena?

Leitor 3. Depois dessa partilha, vamos rezar uma dezena do Rosário, contemplando os louvores que brotam do encontro destas duas mulheres de fé.

Leitor 4. Durante a oração desta dezena do Rosário, contemplamos os louvores a Deus, que nascem dos lábios destas duas mulheres de fé. Peçamos a graça da solidariedade em nossa vida de fé.

Todos. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias

Leitor 1. Finalizando o nosso momento de oração, rezemos juntos esta oração:

Todos. Obrigado, Senhor, pois nos deste Maria como tua perfeita discípula. Ensina-nos a acolher a tua Palavra na fé. Ajuda-nos a cultivar a interioridade. Faze de nós "realizadores da Palavra". Multiplica em nós as sementes do bem e os frutos do teu Reino. Amém. (extraido do livro MURAD Afonso, Maria, toda de Deus e tão humana, página 41)

Leitor 2. Maria, estrela da evangelização!

Todos. Intercedei por nós.  

Autor: Padre Julio Caprani

Fonte: Revista O Mílite (abril/2013)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog